domingo, 24 de maio de 2009

AUTO CONHECIMENTO


Só tememos o que desconhecemos. O autoconhecimento requer um constante exercício, no reino do pensamento reflexivo, sobre as sensações externas e internas. Viver uma vida sem reflexão é como escutar uma música sem melodia.


O auto conhecimento é a capacidade inata que nos permite perceber, de forma gradativa, tudo que necessitamos transformar. Ao mesmo tempo amplia a consciência sobre nossos potenciais adormecidos, a fim de que possamos vir a ser aquilo que somos em essência.

"O auto conhecimento nos dá a habilidade de saber como e onde agem nossos pontos frágeis e até a quem atribuímos nossas emoções e sentimentos, facilitando-nos compreender melhor os que nos rodeiam. Caminhar no processo do autoconhecimento significa desenvolver gradativamente o respeito aos nossos semelhantes, impedindo que façamos projeções triviais e levianas de nossas deficiências nos outros..."


Fonte: Os prazeres da alma - Francisco do Espírito Santo Neto ditado por Hammed

2 comentários:

  1. Adorei seu espaço, muito mesmo, um grande beijo e vou voltar sempre!

    ResponderExcluir
  2. Boas colocações sobre auto conhecimento. Providenciais reflexões tbém. Na minha opinião, o equilíbrio emocional é talvez o mais importante fator no processo de nossas descobertas. Todo sujeito equilibrado tem melhores condições de reflexão e análise.Grande abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar o seu jeito.