quarta-feira, 31 de agosto de 2011

CABELOS GRISALHOS EXIGEM CUIDADOS COMO XAMPUS ESPECIAIS E HIDRATAÇÕES

 "Quando os primeiros cabelos brancos aparecem, às vezes precocemente, não é preciso se desesperar. Muitos homens e até algumas mulheres convivem bem com o novo visual sem mascarar o aspecto grisalho com tinturas. Porém, independentemente de colorações, esses fios exigem cuidados especiais.
"Os cabelos brancos são destituídos de melanina, substância que também dá cor à pele. A ausência dessa proteína pode deixar os fios mais opacos e ressecados", afirma a dermatologista Denise Steiner, da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia). Para combater o problema, a especialista recomenda caprichar na hidratação e usar xampus menos agressivos, com condicionador. Há, ainda, produtos específicos para cabelos grisalhos que geralmente contêm maiores níveis de vitaminas, aminoácidos e emolientes para compensar a perda da melanina".



"O cabeleireiro Bruno Lemes, do salão MG Hair Design, recomenda hidratar os fios a cada 15 dias por meio de técnicas como a cauterização térmica e a máscara de hidratação. Ele sugere, ainda, usar xampu para cabelos secos. "Nos casos em que a raiz é oleosa, o ideal é aplicar xampus 'silver'. Esses cosméticos controlam a oleosidade e contêm pigmentos que tiram o aspecto amarelo."
Por falar em tingimento, madeixas grisalhas têm suas particularidades. De acordo com Lemes, a colorização dos fios brancos é mais difícil. "A fixação dos tons é menor, deixando os fios 'transparentes'. Há uma tendência de os cabelos grisalhos ficarem acinzentados ou adquirirem uma cor diferente da esperada", diz Lemes. Por esse motivo, tonalizantes não são suficientes para encobrir o branco.
Hoje, há tinturas específicas para as cabeleiras prateadas, com maior poder de pigmentação. Existem, ainda, alternativas para suavizar os fios brancos. "Fazer reflexo é excelente e também há os tonalizantes acinzentados", explica Lemes. Mas ele salienta que, ao aplicar tinturas, os fios ficam ainda mais danificados.
Saiba mais
Como os cabelos ficam grisalhos?
A melanina é uma substância protéica responsável pela coloração dos cabelos e da pele. Os fios começam a ficar grisahos ou brancos quando o organismo pára de renovar os melanócitos --células que produzem a melanina, localizadas na raiz dos cabelos. A causa principal do problema é a própria idade, mas pessoas jovens podem ter cabelos grisalhos devido a fatores genéticos. O estresse também pode causar alterações hormonais que afetam os melanócitos e levam ao surgimento de fios brancos.
Características
Como a melanina ausente dos cabelos grisalhos é uma proteína, substância responsável pela formação e manutenção de todos os tecidos, os fios ficam naturalmente mais secos, fracos e suscetíveis a agressões externas. É preciso controlar a exposição ao sol, usando xampus com protetor solar, e dar atenção especial à hidratação --principalmente se os cabelos forem tingidos. É recomendável hidratar a cada 15 dias.
Xampu
Cabelos grisalhos pedem, muitas vezes, xampus para fios secos. Pessoas com raízes oleosas podem usar produtos do tipo "silver", que ajudam a controlar a oleosidade. Esses xampus contêm, ainda, pigmentos violeta que ajudam a eliminar o aspecto amarelado e produzem reflexos prateados ou acinzentados --devem ser usados uma vez por semana. Há, também, outras linhas de xampus e condicionadores específicos para cabelos grisalhos.
Colorização
As cabeleiras grisalhas são mais difíceis de tingir. O motivo disso é que os fios têm pouco ou nenhum pigmento, e as tinturas reagem com as cores naturais dos cabelos. As cutículas desses cabelos são mais fechadas, o que também dificulta a penetração e a fixação das cores. O cabelo, assim, tende a ficar com uma aparência "transparente" e sem brilho. Para contornar o problema, há linhas específicas com maior poder de pigmentação.
Dicas gerais
- Evite tonalizante em cabelos muito grisalhos ou brancos. O produto penetra apenas na camada superficial dos fios. A cor não fixa, dando um aspecto "transparente".
- Para fios brancos mais distribuídos, há tonalizantes acinzentados que tiram a cor amarelada e proporcionam um visual brilhante e prateado.
- O reflexo é outra opção para cabelos que não estão muito brancos. Mechas descoloridas e depois tingidas com tons naturais ajuda a disfarçar os fios grisalhos.
- Outra alternativa é o "reflexo ao contrário". Em vez de descolorir mechas, apenas alguns punhados de cabelo são tingidos, diminuindo o aspecto grisalho e rejuvenescendo.
- Ambora antiga, a rinsagem é um método ainda usado. Ele consiste em aplicar xampus com tonalizante, geralmente arroxeado ou prateado. Para a cor não ficar exagerada, deixe agir por apenas um minuto, aproximadamente".


Fonte: Bruno Lemes, cabeleireiro do salão MG Hair Design; 
e Denise Steiner, dermatologista da Sociedade Brasileira de dermatologia.

4 comentários:

  1. Oi, Kyria, adorei teu post.
    Eu já aderi. Em 2009, logo após fazer 50 anos, descolori o cabelo (na época chanel)e ficou loiro - para evitar um choque muito grande. Deixei crescer naturalmente sem pintá-lo. Em nove meses cortei todo o amarelo e ficou branquinho.MINHA CARTA DE ALFORRIA. Levei 3 anos para tomar esta decisão, mas valeu a pena. Agora estou pensando em um novo corte.
    Boa sorte!!!!!! Bjkas e muita luz!!!!

    Ontem não consegui postar o comentário, vamos ver se hoje vai>
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Heh, vi que o comment apareceu, agora ficou duplo. Sorry.
    bjins

    ResponderExcluir
  3. Oi Kyria,
    E não é que essa sua postagem veio a calhar (rsss)! Desde que me apareceram os primeiros cabelos brancos, venho relutando em deixá-los aparecer. Mas de uns tempos pra cá, estou tentada a deixar de escondê-los.
    A última vez que tingi os cabelos foi há quatro meses atrás, os cabelos brancos já estão bem visíveis. No princípio estranhei, mas agora estou até gostando do visual. Acho que vou aderir de vez.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  4. Oi! Gostei de você rsrs. Procuro blogs bacanas e que tem assuntos a ver comigo. Estou seguindo.
    Também tenho "branquinhos" complicados de cuidar rsrs
    Mas a gente sempre dá um jeito, não é? Não gosto de brancos depois dos "entas", então temos que camuflar rsrs
    Gostei dos outros assuntos do seu blog também.
    Se quiser, visite o meu e se gostar pode seguir, vou adorar.
    Obrigada. Até. Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar o seu jeito.