quarta-feira, 11 de novembro de 2009

INVISÍVEIS MAS NÃO AUSENTES - Victor Hugo



Quando morreu, no século XIX, Victor Hugo arrastou nada menos que dois milhões de acompanhantes em seu cortejo fúnebre, em plena Paris.

Lutador das causas sociais, defensor dos oprimidos, divulgador do ensino e da educação. O genial literato deixou textos inéditos que, por sua vontade, somente foram publicados após a sua morte. Um deles fala exatamente do homem e da imortalidade e se traduz mais ou menos nas seguintes palavras:

“A morte não é o fim de tudo. Ela não é senão o fim de uma coisa e o começo de outra. Na morte o homem acaba, e a alma começa.”

Que digam esses que atravessam a hora fúnebre, a última alegria, a primeira do luto.Digam se não é verdade que ainda há ali alguém, e que não acabou tudo?

Eu sou uma alma. Bem sinto que o que darei ao túmulo não é o meu eu, o meu ser. O que constitui o meu eu, irá além.

O homem é um prisioneiro. O prisioneiro escala penosamente os muros da sua masmorra. Coloca o pé em todas as saliências e sobe até ao respiradouro.

Aí, olha, distingue ao longe a campina, Aspira o ar livre, vê a luz. Assim é o homem. O prisioneiro não duvida que encontrará a claridade do dia, a liberdade.

Como pode o homem duvidar se vai encontrar a eternidade à sua saída?

Por que não possuirá ele um corpo subtil, etéreo.

De que o nosso corpo humano não pode ser senão um esboço grosseiro?

A alma tem sede do absoluto e o absoluto não é deste mundo. É por demais pesado para esta terra. O mundo luminoso é o mundo invisível. O mundo do luminoso é o que não vemos. Os nossos olhos carnais só vêem a noite.

A morte é uma mudança de vestimenta. A alma, que estava vestida de sombra, vai ser vestida de luz. Na morte o homem fica sendo imortal. A vida é o poder que tem o corpo de manter a alma sobre a terra, pelo peso que faz nela.

Muitos consideram que o falecimento de uma pessoa amada é verdadeira desgraça, quando, em verdade, morrer não é finar-se nem consumir-se, mas libertar-se. Assim, diante dos que partiram na direcção da morte, assuma o compromisso de preparar-se para o reencontro com eles na vida espiritual.

Prossegue em sua jornada na Terra sem adiar as realizações superiores que lhe competem. Pois elas serão valiosas, quando você fizer a grande viagem, rumo à madrugada clarificadora da eternidade.

Que Deus nos ilumine hoje e sempre!

6 comentários:

  1. kyria, esteja sempre à vontade lá no blog para repassar as mensagens.
    Sabes que mais do que nunca, tem muita gente precisando de um pouco de conforto e esperança.
    Ainda bem que a doutrina espirita nos oferece uma visão abrangente da vida, aliviando bastante as dores e dificuldades normais da existência.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ola, Kerida Kyria!! Desejo em meu intimo que estejas na plenitude da esperança e do conforto, nesta fase da ausência e saudades.

    Forças ai e inspiração sempre.
    Lembre-se que a saudades é o amor que fica.

    Grande beijo em seu coração.

    Paty

    ResponderExcluir
  3. Belíssima mensagem, Walkyria.
    Victor Hugo, era espírita, mas só conseguiu alcançar a plenitude de sua sabedoria, depois de um fato revelador em relação a sua própria filha que havia falecido, e tamanha suas tristezas, eis que um dia chegou, e aquele pequeno ser de muita luz lhe mandou uma mensagem através de uma médium.
    A partir de então, se dedicou ainda mais a vida espiritual, ao fracos e oprimidos, aos injustiçados, revigorado em suas forças, por ter obtido a confirmação da existência de vida após a morte, sabendo que nada mais é do que uma transferência de plano astral, sendo certo que cada um possui uma missão.
    Estes ensinamentos, nos sustentam nas horas de dor, nos dá alento e ânimo para prosseguir em nossa jornada, neste caminho de aventuras e sonhos chamado Terra, até a hora de também sermos chamados em direção a uma magnífica luz.
    "Primeiro o reino de Deus e sua Justiça, depois, tudo mais vos será dado por acréscimo".

    Muitos beijos carinhosos.

    ResponderExcluir
  4. Meio, não fim. Passagem, não destino. Caminho. Luz. Bjo.

    ResponderExcluir
  5. Nossa adorei seu blogs, seus textos, principalmente esse que trata da morte por um angulo espirita, que eu (católica) não pensava exatamente assim. Beeijos. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  6. Oi....lindo!!!!!que texto emocionante...amei....bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar o seu jeito.