sábado, 18 de julho de 2009

PROFESSOR DR. ODAIR ALFREDO GOMES


"A nova gripe causada pelo vírus Influenza A H1N1

A pedido de um amigo de pesquisas no tempo do nosso saudoso e querido Corsini, do qual fui amigo (nos anos 70) e discípulo no começo dos anos 80 em Imunologia e Genética (Unicamp), vou repassar a todos a maneira mais correta e saudá vel de enfrentar essa Influenza A (chamada de gripe suína).

O melhor que você pode fazer é reforçar o seu sistema imunológico através de uma alimentação correta e saudável, no sentido de manipular sua imunidade, preparando suas células brancas do sangue (neutrófilos) e os linfócitos (células T) as células B e células matadoras naturais. Essas células B produzem anticorpos importantes que correm para destruir os invasores estranhos, como vírus, bactérias e células de tumores.

As células T controlam inúmeras atividades imunológicas e produzem duas substâncias químicas chamadas Interferon e Interleucina, essenciais ao combate de infecções e de tumores.

Bem, vamos ao que interessa, ou seja, quais alimentos são importantes (estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam seu funcionamento).

Antes de mais nada, tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus. Não a tome gelados, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade.

Não tome leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite, pois produz muito muco e dificulta a cura.

Use e abuse do iogurte natural, um excelente alimento do sistema imunológico.

Coloque bastante cebola na sua alimentação.

Use e abuse do alho, que é excelente para o seu sistema imunológico.

Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura, damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora).

Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas).

Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema imunológico.

O cogumelo Shiitake também é um excelente anti-viral, assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe.

Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados.

Evite óleo de milho, de girassol ou de soja que são óleos vegetais poli-insaturados.

Importante: mantenha suas mãos sempre bem limpas e use fio dental para limpar os dentes, antes da escovação.

Com esses cuidados acima e essa alimentação, os vírus nem chegarão perto de você".

Fonte: Postagem de 18/07/2009 blog cvssemprejovens.blogspot.com/

8 comentários:

  1. Olá WALKYRIA
    Muito obrigado por estas excelentes recomendações para enfrentar-mos esta Pandemía.
    Obrigado pela visita
    Bjs
    G.J.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita amiga.
    Fico feliz muito muito muito.

    Beijo.

    Jacque

    ResponderExcluir
  3. Olá Walkyria,
    O Sempre Jovens está de parabéns por ver aqui transcrito um dos seus pots, num blog muito interessante que passareia visitar.
    O tema merece ser divulgado por conter conselhos muito úteis para a saúde. Esta depende daquilo que comemos e bebemos e da qualidade de vida. Há no blog outros posts com conselhos sobre a saúde.
    A visita ao nosso blog interessará a pessoas com cultura e saber de vários sectores. Os comentários são sempre bem vindos.

    Abraço
    João Soares

    ResponderExcluir
  4. Tal como comentei no Sempre Jovens, este texto é, também, muito oportuno e útil. Ainda há muita gente que ainda não percebeu uma série de atentados que faz, constantemente, à Natureza, nomeadamente à sua, não se alimentando convenientemente. Se fossem tomadas uma série de medidas, as quais são simples de levar a cabo, de per si, mas que no seu todo evitariam, ou minimizariam, estas epidemias que podem ser fatais para muitos milhões de pessoas.
    Um beijinho.
    Maria Letra

    ResponderExcluir
  5. Dr. Odair, boa tarde.

    Gostaria muito de reproduzir este artigo ou outro que o senhor prefira no nosso boletim espírita dirigido para 25.000 leitores do Brasil todo - via email.

    Aguardo contato

    Um abraço

    humberto@espiritismoweb.com.br

    ResponderExcluir
  6. a gripe A é um esquema para as farmaceuticas ganharem milhares de milhoes de dolares á custa do panico. sejam inteligentes e vejam os numeros!
    a gripe A matou 350 pessoas, enquanto que a gripe comum matou 500.000!!!!!!!!
    e alguém fala da gripe comum?
    e quem é que tem ligacoes com a organizacao mundial de saude?
    Donald Rumsfeld, antigo presidente da farmaceutica que criou o "Tamiflu", o medicamento usado! esta empresa está a ter lucros astronomicos á custa do panico! não sejam ovelhas do rebanho! vejam o mundo da vossa prespectiva e esquecam a televisao e jornais! é tudo jogo psicologico. nao deixem que brinquem com a vossa opiniao e descernimento! sejam independentes!

    ResponderExcluir
  7. estou fazendo essa dieta desde o ano passado e o máximo que tive foi uns espirros talves por uma certa alergia, vi muita gente gripada... como continuo quero ver esse ano, estou torcendo pra não pegar essa gripe....
    Façam e se cuidem..

    ResponderExcluir
  8. Do jeito que o mundo está capitalista,é bom mesmo desconfiar dessas empresas farmaceuticas.Quem duvida que é uma maneira de arrancar dinheiro do povo...O Miguel esse aí deve ter lido bastante a respeito,como eu fiz.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar o seu jeito.