terça-feira, 19 de maio de 2009

HAHAHA, ADOREI!


Sou mãe de meninos e vibrei com este texto repassado pelo Paulo Bressane, publicado no Jornal Pampulha em 2008. Muitas palmas para ele.

PAIS E FILHAS

Como ainda estou curtindo as temperaturas gélidas da Patagônia, cedo o espaço a uma deliciosa crônica que me foi enviada pelo amigo cirurgião plástico Carlos Eduardo Leão. É um divertido alerta para os que, como eu, também são "pai de filhas".
"Não é mole ser pai de filha. Não por elas que, via de regra, são sempre mais carinhosas, mais amorosas, mais presentes, mais cheirosas, mais companheiras em comparação aos não menos amados marmanjos. O problema é ter que aguentar os amigos, pais de filhos, dizendo "cuide bem de suas cabritinhas, pois tenho um bode esperando por elas", ou " você passou de consumidor para fornecedor", ou ainda "capriche bem no dote, pois o macho lá de casa é de primeira" e pior: "use somente talquinho importado pois meus meninos são muito exigentes".
Que dureza ter que ouvir tudo isso! E não há muito o que retrucar nessa sociedade machista em que vivemos, onde os homens ainda se mantêm no topo hierarquizado das atividades humanas, latu sensu.
Isso continua sendo um fenômeno mundial, mesmo nesse milênio globalizado. Trata-se de uma questão cultural que se arrasta há séculos. Resta-nos, pais de filhas, suportar as gozações e nos prender ao privilégio de tê-las.
Ter filhas é ter a certeza de alguém para nos aguentar na velhice. Ter filhas é a certeza dos domingos festivos em torno de nossas mesas e ajantarados. Ter filhas é a certeza de genros. Torço para que sejam os filhos que não tive, em que pese a possibilidade nefasta da convivência com atleticanos ou flamenguistas. Ter filhas é ter o privilégio de pagar salões de beleza através de boletos bancários mensais, no meu caso são quatro mulheres ou seja, 80 unhas por semana, oito sobrancelhas, um tanto mais de depilações, escovas progressivas de todas as frutas cítricas e, mais recentemente de chocolate, além de hidratações, massagens relaxantes e "spas" de pés e mãos. ter filhas é ser íntimo de Louis Vuitton, Bvlgari, Herrera, Dolce & Gabana, Forum, Fram, Ellus e tantas outras que as deixam ainda mais belas e charmosas. Ter filhas é ter a certeza da necessidade de trabalhar dobrado, já que custam 50% a mais do que nossos tão econômicos varões. Ter filhas, assim como ter filhos, é a maior graça que nos concede o Criador.
E, como forma de homenagem para os meus queridos amigos e implacáves gozadores, pais de adoráveis mancebos que nada têm com isso, tenho um trunfo a irretorquível, insofismável e inquestionável máxima que diz: "Ter filhas é ter a certeza absoluta de que nossos netos são mesmo nossos".


Paulo Bressane - bressane@otempo.com.br

7 comentários:

  1. Muito boa a crônica e o foco do tema... boa viagem e um abraço grande.

    ResponderExcluir
  2. òtima crônica..o final é engraçado!
    rs

    Bj!

    ResponderExcluir
  3. As regras para o milênio são bem legais, mas sem uma ajuda verdadeira dos governantes elas não atingem muita gente, infelizmente. Mas creio que o nosso trabalho de formiguinha pode sím surtir efeitos.
    Quanto a ter filhas é bem assim mesmo, agora o desfecho é muito bom, é o desfecho da certeza que coloca qualquer um desconcertado, mesmo em tempos de testes de DNA. Muito bom.
    ;)

    ResponderExcluir
  4. Bom dia...
    gostei da sua cronica de hoje, bem focado o assunto.

    parabens

    bjos cassia

    ResponderExcluir
  5. é bem assim mesmo, digo pq tenho um casal, e os amigosdo meu marido sempre brincam desta forma, falando sobre a nossa menina, mas qdo o amigo dele tb tem filha mulher ele devolve, pq tb temos um menino hehehe
    bjsss

    ResponderExcluir
  6. E eu que tenho duas, 12 e 14 anos? Já ouvi de tudo, desde o famigerado hipoglos até o 'pode deixar que eu tomo conta'. Brincadeiras à parte, o que vale é a relação de confiança e carinho que se estabelece no dia a dia fazendo com que filhas ou filhos, não importa, nos vejam como alguém que podem contar para sempre em suas vidas. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi Kyria!
    amei o texto! O papai lá de casa é de meninas!bjk

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar o seu jeito.