segunda-feira, 18 de maio de 2009

BLOGAGEM COLETIVA - Salvemos nossas crianças


Em 18 de maio de 1973, uma menina foi estuprada, desfigurada e morta no Espírito Santo. Os criminosos, jovens de classe média e alta de Vitória, nunca foram condenados. A barbárie permaneceu impune, mas em nome da criança capixaba – e de milhares de outras que sofrem em silêncio –, o país se mobiliza, trinta e seis anos depois, no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Representantes de governos, movimentos em defesa dos direitos infanto-juvenis e da sociedade civil se unem para reforçar a importância das denúncias como forma de reduzir os índices de violência. Entre os eventos com essa proposta em Belo Horizonte está o Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, na manhã de hoje, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça. A intenção é analisar e revisar o plano de combate a esse tipo de crime no estado.

Ontem, a Feira de Artes e Artesanato da Avenida Afonso Pena foi cenário para uma mobilização, apoiada pelo Ministério Público Estadual, Secretaria Municipal de Assistência Social (Amas) e Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente. Foram distribuídos 14 mil folhetos com orientações, além de adesivos, pulseiras, botons e camisetas, enquanto shows, desfiles de moda e inserções de teatro eram realizados em um palco montado na avenida.

De acordo com Robélia Ursine, coordenadora do Serviço de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes da Prefeitura de Belo Horizonte, o objetivo é estimular a população a denunciar porque grande parte dos casos ocorre dentro de casa. “O lema da campanha é Lembrar é combater, esquecer é permitir. Se as denúncias aumentarem, teremos mais ferramentas para poder intervir. Sem as denúncias, só podemos ver a ponta do iceberg”, explica a coordenadora. Para denúncia, os locais indicados são os conselhos tutelares, as delegacias especializadas, as polícias Militar, Federal e Rodoviária Federal, o Disque Denúncia Nacional (100) e o Estadual (0800 31 1119).


Fonte: Estado de Minas 18/05/2009

5 comentários:

  1. Eu entrei nessa campanha, já fiz o meu post e espero poder ajudar de fato.
    ;)

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Kíria!
    Também fiz um post sobre essa vergonha de violência contra as crianças. Temos que fazer barulho mesmo e de alguma forma alertar os que têm criança em casa.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns KYRIA por esta postagem.
    Nos tempos que correm todos os alertas são bem vindos para nos protegermos de uma certa FAUNA que a todos atinge.
    Beijinhos
    G.j.

    ResponderExcluir
  4. Como eu disse em outro blog q citou o mesmo tema que vc, acho isso absurdo e falta de capacidade essa pessoas, eu concordo com essa campanha com unhas e carnes, apra desinfetar esse tipo de animal q faz essas coisas.
    Otimo post ...

    adoro seu JEITOOOOOOOOOOOO!!!!
    Um bjãoooo!!!

    ResponderExcluir
  5. Ola Kyria! Aplausos para este resgate e divulgação. Tô junto nesta missão!

    Ecobeijos

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar o seu jeito.