segunda-feira, 27 de abril de 2009

SOBRE A RESILENCIA

Na área da psicologia a resilência é usada como a capacidade do indivíduo adaptar-se de maneira positiva diante de situações adversas, mantendo seu desenvolvimento normal e recuperando-se dos efeitos estressores. Ou seja, a forma como cada um lida com situações como morte de uma pessoa querida, a separação, a traição de um parceiro, um assalto, um sequestro, um abuso sexual, uma perseguição racial, etc.
Esta qualidade de seguir em frente e sair fortalecido de uma crise tem feito com que a medicina se interrogue por que alguns são mais resistentes que outros. Tem sido detectado alguns fatores protetores como: os traços de personalidade; a maturidade; a capacidade de manejar as próprias emoções; a capacidade de lidar com ocorrências adversas e estressantes.
Ao aceitar as circunstâncias que não podem ser mudadas pode ajudar a concentrar-se sobre as que se pode alterar. O melhor é agir em lugar de se afastar completamente dos problemas, querendo que eles desapareçam. As pessoas podem aprender algo sobre si mesmas como resultado de suas lutas com perdas.
Desenvolvendo a confiança em sua habilidade para resolver problemas e valorizar seus instintos que irá ajudar a construir a resilência.
Resumindo, resilência é a capacidade de psicoadaptação de cada ser humano. Adaptar a sua psique às mudanças da vida sempre com retorno positivo. Diz-se de que tem a resilência: é uma pessoa resilente.


Fonte: www.wikipedia.org/



Depois de muitos anos de terapia com uma super mega profissional estou aprendendo a me conhecer melhor pois tinha muito dificuldade em admitir minhas qualidades e era muito pouco flexível, a famosa cabeça dura. Poisantão agora consigo perceber claramente a minha capacidade de resilencia. É isto mesmo, vou falar bem alto prá eu continuar ouvindo! Enfrento problemas de frente e dou um jeito de solucioná-los. A respeito do acontecido, despachei a angustia e o sofrimento. Sei que ainda vou chorar mas já voltei.

5 comentários:

  1. menina! que bom q vc encontrou uma boa profissional..pior qd deparamos com umas picaretas...que não ajudam..e cobram caro,....rs!!
    bjos
    boa semana!!

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, Kyria!

    Conhecermos é sempre difícil, mas também encantador. É bom que esteja de volta com toda sua capacidade resilitiva.

    Um beijo grande,
    Talita.

    ResponderExcluir
  3. Ouvi sobre resiliência em uma palestra na Igreja. O padre deu o exemplo de Maria e José como resilientes. Depois de estudar e começar a entender um pouco mais estou começando a ser mais resilente. Às vezes eu consigo.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Kyria,
    Fiquei tao feliz com sua mensagem!
    Ainda mais sabendo que o post publicado no seu trabalho é um pelo qual tenho um grande carinho.
    Mas... vc poderia me dizer onde vc trabalha?
    Se quiser pode deixar que não publico o comentário para te dar mais privacidade.
    Beijos e boa semana pra vc tambem!

    ResponderExcluir
  5. que bom que vc voltou! eu estava preocupada...

    bj

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar o seu jeito.