quinta-feira, 16 de abril de 2009

ATENÇÃO - Frutas e Verduras: a dieta do câncer


A FAO tem proclamado em seus boletins de saúde: “O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo e, também, o terceiro do ranking em mortalidade por câncer”.
Até os anos 60, o câncer era uma doença de escassa freqüência em nosso País , com cerca de 2% de óbitos. Todavia, a partir dos anos 90, sua incidência tem crescido de forma vertiginosa, em mais de 5.000%. Causa e efeito, justo em um período de dez anos,1976 a 1985, crescia em mais de 600% o consumo de agrotóxicos em nossas lavouras.
O crescimento destes,implicado em hortaliças, frutas e gêneros alimentícios envenenados, demandou uma preocupante assiduidade da enfermidade.
Câncer e agrovenenos são números ainda crescentes, em alarmante paralelismo. Ignorantes ou indiferentes a essa assertiva, médicos e nutricionistas, estes por excelência, continuam a prescrever dietas à base de frutas e hortaliças. Tudo bem que o façam, desde que advertissem para o consumo de vegetais saudáveis, oriundos de agricultura orgânica.
Lavar frutas e verduras envenenadas em vinagre ou água corrente carece de qualquer validade, eis que os modernos agrotóxicos são sistêmicos, incorporam-se à seiva da planta. O fato é que, em quase todas as famílias, chora-se a perda de um ou mais entes queridos, vitimados pelo câncer.

Curioso é que, amiúde, o governo enceta campanha contra o álcool e o tabagismo, mas nunca contra os agrotóxicos, embora estes vitimem gradativamente a quase totalidade da população, enquanto o álcool e o fumo resumem-se a menos de 15%. Ocorre que as multinacionais os agrovenenos são poderosíssimas.
Tomate, batata, repolho e folhosas em geral, trigo, morango, uva, citros, melão, soja, maçã, pêra e mamão alinham-se entre as culturas mais identificadas com agrotóxicos. Inaceitável que pesquisadores e agrônomos, vinculados a instituições governamentais, universidades, Embrapa, Emater, continuem a pesquisar e recomendar agrotóxicos.

Fonte: Coluna Opinião do Jornal "O POVO" por José Júlio da Ponte
Professor-emérito da UFC, presidente da Academia Cearense de Ciência


Colaboradores: Rede Terra Viva

2 comentários:

  1. O que dizer? Para uma pessoa como eu, totalmente alérgica, a alimentação é baseada em frutas, verduras e legumes, nem tudo está disponível como orgânicao, quando acho até compro, mas é difícil encontrar frutas. Tenho pouca alternativa.
    :|

    ResponderExcluir
  2. É preocupante...Aqui em casa eu sou o maior consumidor de frutas e nos alimentamos tbém de verduras e legumes. Impossível não se preocupar, sobretudo quando se tem uma filha de 3anos. Se os orgânicos tivessem preços competitivos, tudo bem, mas não é bem assim. Custa caro para a maioria da população. Correto seria o combate duro aos agrotóxicos...Mas temos peito para enfrentar as poderosas multinacionais produtoras destes venenos?Alimetar-se bem é hoje acreditar em Deus... Abraços!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar o seu jeito.