terça-feira, 28 de abril de 2009

PEQUI

Arvore nativa do cerrado brasileiro. Além de alimento o pequi tem propriedades terapêuticas.

indicações: diminui o colesterol,
combate os radicais livres,
o óleo extraído do fruto e o chá do caroço trata a asma, bronquite e resfriado.

contra indicações: por ser bastante calórico, deve ser evitado por pessoas que fazem dietas.


Receita: arroz com pequi:

1/4xícara de chá de óleo ou banha de porco
1/2 litro de pequi lavado
2 dentes de alho espremidos
1 cebola grande picada
2 xícaras de chá de arroz
4 xícaras de chá de água quente
Sal a gosto
Pimenta-de-cheiro ou Malagueta a gosto
Salsinha, cebolinha picada a gosto





Clique na imagem para ampliá-la

Coloque o pequi no óleo ou gordura fria (se usar o fruto inteiro, não é preciso cortar, mas cuidado com o caroço). Acrescente o alho e a cebola e deixe refogar em fogo baixo, mexendo sempre com uma colher de pau para não grudar na panela, e respingue um pouco de água quando for necessário. Quando o pequi já estiver macio e a água secado, acrescente o arroz e deixe fritar um pouco. Junte a água e o sal. Quando o arroz estiver quase pronto, coloque a pimenta-de-cheiro ou malagueta a gosto. Na hora de servir, polvilhe o arroz com salsa e cebolinha e um pouco de pimenta.


Para esta receita, não utilize panela de ferro, pois a fruta fica preta.
Cuidado! Se você morder o caroço, ficará com a boca cheia de espinhos. O jeito certo de comer o pequi é roendo.


www.arrozcompequi.com.br/

7 comentários:

  1. AMO O CHEIRO DO ARROZ, E A CARA, MAS O GOSTO...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kyria. Obrigada pelo comentário no meu blog.Vamos nos "falando" através deles.
    Adorei a receita, vou passar pro marido, mas eu não gosto do pequi.
    Ele adora, cozinha muito bem e vai apreciar a receita, com certeza.
    Depois volto aqui pra ler tudinho.

    ResponderExcluir
  3. Kyria, sua produção de posts é grande viu. Passei menos de uma semana fora e estou precisando bolar uma estratégia para ler tudinho de bom que tem aqui, mas eu consigo.
    Gosto muito de pequi, mas no frango, no arroz acho que não combina.
    ;)

    ResponderExcluir
  4. Que pena que não gosto do pequi, porque faria bem para reduzir meu colesterol!
    Adorei o post que trata do cuidado que devemos ter com as crianças.
    bjk

    ResponderExcluir
  5. Oie Kyria,
    nunca vi um pequi na minha frente, rss, mas já vi essa receitinha em alguns programas de tv e tenho muita curiosidade em experimentar, apesar do medo com os espinhos, rss.
    beijos e ótimo feriadão!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar o seu jeito.