segunda-feira, 23 de março de 2009

ENTREVISTA IMPORTANTE


Qual o principal problema na comunicação entre pais e filhos?
Normalmente o que acontece é que os pais não param para escutar e perceber os sentimentos dos filhos. Estes precisam substituir ameaças e críticas por orientações e informações. Com isso, em vez de dar medo, cria-se um ambiente de entendimento em que o filho se sente à vontade para falar com os pais.

Como falar com os pequenos?
Os pais precisam estar abertos para conversar com os filhos sobre seus medos e incertezas. Quando os pequenos verbalizam os sentimentos negativos, já deram um passo para superá-los. O problema é que os pais estão substituindo o contato com os filhos por objetos materias, despertando neles o prazer pelo consumo.

O que é o consumismo infantil?
As crianças são estimuladas a querer mais e mais coisas. Muitas vezes os pais acabam compensando a falta de afeto e tempo com presentes. E quando o estímulo não vem dos pais, vem das propagandas e do ambiente social.

O que fazer?
Em lugar de culpar o filho por querer coisas, ou dar presente de cara, o ideal é fazer ele pensar o porquê de ele querer aquilo, e se ele é necessário ou não. Os pais podem oferecer opções aos pequenos e combinar o que poderá ser comprado ou não. São maneiras de estabelecer regras com as quais a própria criança concorde. Assim, podemos construir valores menos consumistas.


Fonte: www.revistavidasimples.com.br - Entrevistada Dina Azrak/2005

Um comentário:

Obrigada por deixar o seu jeito.