domingo, 8 de fevereiro de 2009

NOVA ORTOGRAFIA



foto: FFFFOUND! Dark Roasted Blend:Parkour in the 193OS

fonte: Estado de Minas - Eduardo Almeida Reis


Grafias e Ortografias:


Que surgiu primeiro: a palavra ou a escrita? Parece claro que foi a palavra. Ainda hoje há muitos povos que não têm escrita, mas falam, paroleando em estrepitosa parolice. Com a escrita, acho eu, surgiu a grafia, cada uma das possíveis maneiras de representar uma palavra. Ortografia é o conjunto de regras estabelecidas pela gramática normativa que ensina a grafia correta das palavras, o uso de sinais gráficos, que destacam vogais tônicas, abertas ou fechadas, processos fonológicos como a crase, os sinais de pontuação esclarecedores de funções sintáticas da língua por tais funções, etc.
No parágrafo que acaba de embasbacar o leitor, deve admitir que copiei 90% do Houaiss eletrônico, para chegar ao fulcro deste lúcido comentário.Ideia perdeu o acento porque os portugueses pronunciam "idêia" e o negócio sobrou para nós. O Dicionário da Academia de Ciências de Lisboa
, que me custou uma fortuna já trazia ideia antes do Acordo Ortográfico. Só não entendo que traga "excepcional", quando português, que é português mesmo, continental ou ultramarino, pronuncia "ixéciunál". Tive e tenho uma infinidade de amigos portugueses, a começar pelo acadêmico Ricardo Arnaldo Malheiros Fiúza, que nasceu em Minas sem nunca deixar de ser dos Malheiros de Ponte de Lima, que a enciclopédia Encarta Prêmio, do doutor Bill Gates, e os mapas Earth Book, da revista Time, não informam aonde fica.
Tem São João da Ponte e Ponte Nova, ambos em MG, mas são omissos quanto a Ponte de Lima em Portugal. bem que procurei no mapa da Terrinha ampliado ao máximo: encontrei Penhascoso, Louriceira, Ramalhal, Freiras, Morganiças - procurei Portugal inteiro e não achei Ponte de Lima. Que existe, existe: Ricardo passa lá suas férias e o Araújo, que foi meu barbeiro no Rio, era ponte-limense.
E assim se conta como pode um Acordo Ortográfico ixéciunámente chato e inoportuno dar assunto para um caminhão de comentários philosophicos, considerando que devo andar pelo meu sexto ou sétimo da série. Pela atenção muitíssimo obrigado.


E nós brasileiros engolindo horário de verão, acordos ortogáficos e muuito mais.

Um comentário:

Obrigada por deixar o seu jeito.