sábado, 21 de fevereiro de 2009

ALIMENTOS ORGÂNICOS





Eduardo Weiss

Mercado de alimentos orgânicos cresce a 10% ao ano e ganha espaço nas prateleiras e no gosto do consumidor


A preocupação com a saúde, bem como a preservação do meio ambiente através de técnicas de cultivo diferenciadas, somadas ao sabor atraente e maior teor nutricional, vêm motivando cada vez mais consumidores a dar preferência a alimentos orgânicos. A afirmação é da pesquisadora da Embrapa, Neide Gonçalves, doutora em Ciência dos Alimentos.

A especialista relata que pesquisas da Embrapa constataram que esses produtos têm chamado a atenção dos consumidores por serem mais saborosos e frescos do que os cultivados da maneira convencional. “Na avaliação dos consumidores, eles apresentam maior firmeza e quantidade de suco em algumas frutas”, revela.

O valor nutricional dos produtos livres de agentes químicos também é alvo de estudos da Embrapa. A pesquisadora afirma que nos alimentos produzidos a partir de técnicas de plantio orgânico foi verificado um maior teor de matéria seca, o que revela um menor índice de nitrato, substância que pode se tornar cancerígena se for ingerida em alto teor. “Essa matéria seca confere maior resistência ao produto, maior teor de fibra, e essa importante redução no teor de nitrato, que é encontrado em altos índices nos alimentos produzidos com agentes químicos”, conta.

Outro diferencial é a durabilidade. Estudos revelam maior facilidade para armazenamento: a resistência se dá por conta de substâncias que ajudam a prevenir contra o ataque de microorganismos.“Por isso, são menos suscetíveis a ataques de fungos e bactérias”, esclarece Neide Gonçalves.


Alimentos e produtos


Estima-se que o mercado mundial de Orgânicos movimente cerca de U$25 bilhões/ano, sendo que o Brasil participa com 10% desse montante. Dos U$250 milhões, em torno de 4/5 fica no mercado interno para consumo in natura e o restante, algo em torno de U$50 milhões (os dados são imprecisos), são destinados à exportação. Dentre os maiores importadores estão União Européia, EUA e Japão.

Os itens mais requisitados pelos clientes do exterior são os grãos, sobretudo a soja. O café tem despertado especial interesse para a fabricação de licores. A pauta de negócios inclui mel, própolis, açúcar mascavo, óleos, essências e algodão, dentre outros. Uma gama variada de Orgânicos cujo valor se dá não apenas pelas virtudes enquanto alimentos, mas também pela utilização como matéria-prima nas áreas de cosméticos, têxteis e outros produtos.

fonte: Newsletter Jayme Copstein

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