As mais antigas referências sobre as origens do sorvete incluem uma história sobre o imperador Romano Nero (37-68), que teria mandado trazer neve e gelo das montanhas e misturá-lo com frutas, e outra do imperador chinês King Tang (618-697), que teria um método de combinar leite com água do rio.
De acordo com a coleção de cartões da cidade de Washington Magalhães, a produção do picolé no Brasil teria sido iniciada em Cataguases, Minas Gerais, no final do século XIX. Mas outras histórias dizem que o sorvete começou a ser confeccionado no ano de 1934, na cidade do Rio de Janeiro, quando chegou, vindo de Boston, um navio com um carregamento de pêssego natural.
Sorvete ou gelado é um tipo de guloseima gelada. Tecnicamente, é denominado gelado comestível e definido como um produto alimentício que é obtido ou a partir de uma emulsão de gorduras e proteínas, com ou sem adição de outros ingredientes e substâncias, ou a partir de uma mistura de água, açúcares e outros ingredientes e substâncias que tenham sido submetidas ao congelamento. Em ambos os casos, a produção deve ocorrer sob condições tais que garantam a conservação do produto no estado congelado ou parcialmente congelado, durante a armazenagem, o transporte e a entrega para consumo.
Em Portugal, embora também se use a palavra "gelado", a palavra "sorvete" é usada para gelados à base de água e fruta.
Fonte: Wikipédia
Gostei muito da postagem. Amo sorvetes
ResponderExcluirKyria,
ResponderExcluirQue postagem gostosa!
Seja quem for o inventor desta iguaria, o certo é que estava inspirado, em estado de graça (rsss).
Aceito o sorvete, e ainda mais com o calor que está fazendo aqui no Rio.
Bjs.