quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

SOCORRO, ALGUÉM ME AJUDE!


Mais uma para o brasileiro engolir...

"Uma das negociações mais estranhas que já houve no Brasil (e, veja bem, este país é pródigo em negociações estranhas) deve ser concluída: a Oi paga pouco menos de 6 bilhões de reais e assume o comando da Brasil Telecom.

O negócio é estranho porque, quando foi proposto,era totalmente ilegal: contrariava a letra e o espírito do Plano Geral de Outorgas, a legislação que regulamenta a telefonia
no país. Ninguém deu bola para isso: as duas empresas negociaram, chegaram a um acordo, conseguiram financiamento público, principalmente do BNDS, e quando tudo estava pronto o Governo Federal modificou a lei, adequando-a ao negócio. Tudo bem à moda brasileira: em vez de o negócio seguir como manda a lei, a lei foi refeita para atender ao negócio.

Quem ganha com o negócio é a Oi, que se transforma em empresa de grande porte, com possibilidades de disputar o mercado internacional: ganha também o banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity, que recebe entre 1 e 2 bilhões de reais e se livra de uma série de disputas judiciais. Quem perde? Com a redução da concorrência saber quem foi derrotado é simples: de manhã quando o caro leitor e a prezada leitora, se arrumam para sair, podem vê-lo no espelho.


Carlos Brickmann/ Newsletter Jayme Copstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar o seu jeito.